#MULTI2025
Este é um programa indispensável para quem deseja atualização baseada em evidências e aplicável ao dia a dia profissional
*CURSO TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS |
➡ Módulo 1. Atividades iniciais
- Atividade: Criação de rede profissional
- Pré-teste de autoavaliação
- Gravação webinar: - Conferência: Novos antibióticos frente a microrganismos gram-negativos multirresistentes. Dra. Mila Montero (Espanha/Argentina)- Conferência: Integração dos PROA com os Programas de Controle de Infecções. Dra. Wanda Cornistein (Argentina)
- Fórum de apresentação e boas-vindas
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➡ Módulo 2. Diagnóstico clínico e abordagem inicial das infecções por microrganismos multirresistentes
- Palestra: 5 regras de ouro para a abordagem terapêutica de bactérias MDR. Dra. María Virginia Villegas (Colômbia)
- Palestra: Utilidade dos swabs de vigilância. Dra. Lorena López Cerero (Espanha)
- Simulações clínicas virtuais
- Resolução de conceitos críticos: palestra “solving case” da atividade prática
- Bibliografia complementar
- Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas
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➡ Módulo 3. Diagnóstico microbiológico
- Palestra: Avanços no diagnóstico microbiológico – Da interpretação do antibiograma ao diagnóstico molecular. Dra. Patricia Ruiz Garbajosa (Espanha)
- Palestra: Comunicação eficaz dos resultados microbiológicos para a decisão clínica.
Dr. Germán Esparza (Colômbia)
- Resolução de conceitos críticos: palestra “solving case” da atividade prática
- Simulações clínicas virtuais
- Bibliografia complementar
- Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas
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➡ Módulo 4. Tratamento empírico baseado no foco e na suspeita de microrganismos multirresistentes
- Palestra: Etapas na tomada de decisão para escolha do esquema antimicrobiano – Do tratamento empírico ao direcionado por antibiograma. Dra. Gabriela Zambrano (Equador)
- Palestra: Como analisar a epidemiologia local e os fatores de risco para transformá-los em recomendações de esquemas antimicrobianos. Dr. Ricard Ferrer (Espanha)
- Palestra: Otimização de Pk/Pd dos antibióticos na era da multirresistência – O que sabemos hoje? Dr. Juan Pablo Horcajada (Espanha)
- Simulações clínicas virtuais
- Resolução de conceitos críticos: palestra “solving case” da atividade prática
- Bibliografia complementar
- Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas
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➡ Módulo 5. Tratamento direcionado por microrganismos multirresistentes I
- Palestra: Staphylococcus aureus resistente à meticilina – Papel da vancomicina e dos novos antimicrobianos. Dr. Claudio Querido Fortes (Brasil)
- Palestra: Enterococos resistentes à vancomicina – Para além do linezolida. Dra. Lorena Díaz Ortiz (Chile)
- Palestra: Candida spp – As equinocandinas ainda são a melhor opção? Dr. Arnaldo Colombo (Brasil)
- Simulações clínicas virtuais
- Resolução de conceitos críticos: palestra “solving case” da atividade prática
- Bibliografia complementar
- Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas
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➡ Módulo 6. Tratamento direcionado por microrganismos multirresistentes II
- Palestra: Enterobactérias – Enfrentando KPC, MBL e OXA.Dr. Rafael Cantón (Espanha)
- Palestra: Bacilos Gram-negativos não fermentadores – As novas opções são realmente eficazes? Dra. Patricia Rodríguez Zulueta (México)
- Palestra: Clostridioides difficile – Nem sempre o antibiótico é a solução. Dr. Adrian Camacho (México)
- Simulações clínicas virtuais
- Resolução de conceitos críticos: palestra “solving case” da atividade prática
- Bibliografia complementar
- Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas
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➡ Módulo 7. PROA (Programa de Otimização do Uso de Antimicrobianos) e PRODIM (Programa de Otimização do Diagnóstico Microbiológico)
- Palestra: Mitos e verdades sobre o tratamento antibiótico 1 – Bactericida é melhor que bacteriostático? Endovenoso é melhor que via oral? Dra. Nancy Sandoval (Guatemala)
- Palestra: Mitos e verdades sobre o tratamento antibiótico 2 – Qual o timing ideal para iniciar antibióticos na sepse? O que diz a evidência sobre a duração dos esquemas?
Dr. Javier Farina (Argentina)
- Palestra: Recomendações para implementar um PROA + PRODIM na instituição.
Dra. Valeria Fabre (EUA/Argentina)
- Simulações clínicas virtuais
- Resolução de conceitos críticos: palestra “solving case” da atividade prática
- Bibliografia complementar
- Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas
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➡ Módulo 8. Atividades finais
- Webinar de encerramento ao vivo
- Compromisso de mudança
- Pós-teste de autoavaliação
- Pesquisa de satisfação
- Fórum de despedida
- Emissão de certificados
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MODALIDADE DE ESTUDO |
- O curso será realizado de 1º de outubro a 25 de novembro (8 semanas no total).
- Todas as quartas-feiras, um novo módulo temático será aberto e as informações correspondentes serão enviadas a você durante as 8 semanas de duração do curso.
- Você poderá acessá-lo em qualquer dia e horário que desejar.
- Para obter o certificado, você deve concluir 5 módulos completos durante o período de realização do curso. Caso contrário, você receberá apenas um certificado de participação.
- Os materiais ficarão à disposição do aluno.
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