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CURSO INTEIRAMENTE EM PORTUGUÊS |
➡ Módulo 1. Atividades iniciais |
Atividade: Criação de rede profissional.
Pré-teste de autoavaliação.
Gravação webinar: - Palestra: Novos antibióticos frente a microrganismos gram-negativos multirresistentes. Dra. Mila Montero (Espanha/Argentina). - Palestra: Integração dos PROA com os Programas de Controle de Infecções. Dra. Wanda Cornistein (Argentina).
Fórum de apresentação e boas-vindas.
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➡ Módulo 2. Diagnóstico clínico e abordagem inicial das infecções por microrganismos multirresistentes |
Palestra: 5 regras de ouro para a abordagem terapêutica de bactérias MDR. Dra. María Virginia Villegas (Colômbia).
Palestra: Utilidade dos swabs de vigilância. Dra. Lorena López Cerero (Espanha).
Simulações clínicas virtuais.
Resolução de conceitos críticos: conferência “solving case” da atividade prática.
Bibliografia complementar.
Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas.
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➡ Módulo 3. Diagnóstico microbiológico |
Palestra: Avanços no diagnóstico microbiológico – Da interpretação do antibiograma ao diagnóstico molecular. Dra. Patricia Ruiz Garbajosa (Espanha).
Palestra: Comunicação eficaz dos resultados microbiológicos para a decisão clínica. Dr. Germán Esparza (Colômbia).
Simulações clínicas virtuais.
Resolução de conceitos críticos: conferência “solving case” da atividade prática.
Bibliografia complementar.
Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas.
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➡ Módulo 4. Tratamento empírico baseado no foco e na suspeita de microrganismos multirresistentes |
Palestra: Etapas na tomada de decisão para escolha do esquema antimicrobiano – Do tratamento empírico ao direcionado por antibiograma. Dra. Gabriela Zambrano (Equador).
Palestra: Como analisar a epidemiologia local e os fatores de risco para transformá-los em recomendações de esquemas antimicrobianos. Dr. Ricard Ferrer (Espanha).
Palestra: Otimização de Pk/Pd dos antibióticos na era da multirresistência – O que sabemos hoje? Dr. Juan Pablo Horcajada (Espanha).
Simulações clínicas virtuais.
Resolução de conceitos críticos: conferência “solving case” da atividade prática.
Bibliografia complementar.
Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas.
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➡ Módulo 5. Tratamento direcionado por microrganismos multirresistentes I |
Palestra: Staphylococcus aureus resistente à meticilina – Papel da vancomicina e dos novos antimicrobianos. Dr. Claudio Querido Fortes (Brasil).
Palestra: Enterococos resistentes à vancomicina – Para além do linezolida. Dra. Lorena Díaz Ortiz (Chile).
Palestra: Candida spp – As equinocandinas ainda são a melhor opção? Dr. Arnaldo Colombo (Brasil).
Simulações clínicas virtuais.
Resolução de conceitos críticos: conferência “solving case” da atividade prática.
Bibliografia complementar.
Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas.
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➡ Módulo 6. Tratamento direcionado por microrganismos multirresistentes II |
Palestra: Enterobactérias – Enfrentando KPC, MBL e OXA. Dr. Rafael Cantón (Espanha).
Palestra: Bacilos Gram-negativos não fermentadores – As novas opções são realmente eficazes? Dra. Patricia Rodríguez Zulueta (México).
Palestra: Clostridioides difficile – Nem sempre o antibiótico é a solução. Dr. Adrian Camacho (México).
Simulações clínicas virtuais.
Resolução de conceitos críticos: conferência “solving case” da atividade prática.
Bibliografia complementar.
Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas.
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➡ Módulo 7. PROA (Programa de Otimização do Uso de Antimicrobianos) e PRODIM (Programa de Otimização do Diagnóstico Microbiológico) |
Palestra: Mitos e verdades sobre o tratamento antibiótico 1 – Bactericida é melhor que bacteriostático? Endovenoso é melhor que via oral? Dra. Nancy Sandoval (Guatemala).
Palestra: Mitos e verdades sobre o tratamento antibiótico 2 – Qual o timing ideal para iniciar antibióticos na sepse? O que diz a evidência sobre a duração dos esquemas? Dr. Javier Farina (Argentina).
Palestra: Recomendações para implementar um PROA + PRODIM na instituição. Dra. Silvia Gómez-Zorrilla (Espanha).
Simulações clínicas virtuais.
Resolução de conceitos críticos: conferência “solving case” da atividade prática.
Bibliografia complementar.
Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas.
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➡ Módulo 8. Atividades finais |
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