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CURSO INTEIRAMENTE EM PORTUGUÊS 

Módulo 1. Atividades iniciais

  • Atividade: Criação de rede profissional.

  • Pré-teste de autoavaliação.

  • Gravação webinar:
     - Palestra: Novos antibióticos frente a microrganismos gram-negativos multirresistentes. Dra. Mila Montero (Espanha/Argentina).
    - Palestra:  Integração dos PROA com os Programas   de Controle de Infecções. Dra. Wanda Cornistein (Argentina).

  • Fórum de apresentação e boas-vindas.

Módulo 2. Diagnóstico clínico e abordagem inicial das infecções por microrganismos multirresistentes

  • Palestra: 5 regras de ouro para a abordagem terapêutica de bactérias MDR. Dra. María Virginia Villegas (Colômbia).

  • Palestra: Utilidade dos swabs de vigilância. Dra. Lorena López Cerero (Espanha).

  • Simulações clínicas virtuais.

  • Resolução de conceitos críticos: conferência “solving case” da atividade prática.

  • Bibliografia complementar.

  • Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas.

Módulo 3. Diagnóstico microbiológico

  • Palestra: Avanços no diagnóstico microbiológico – Da interpretação do antibiograma ao diagnóstico molecular. Dra. Patricia Ruiz Garbajosa (Espanha).

  • Palestra: Comunicação eficaz dos resultados microbiológicos para a decisão clínica. Dr. Germán Esparza (Colômbia).

  • Simulações clínicas virtuais.

  • Resolução de conceitos críticos: conferência “solving case” da atividade prática.

  • Bibliografia complementar.

  • Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas.

Módulo 4. Tratamento empírico baseado no foco e na suspeita de microrganismos multirresistentes

  • Palestra: Etapas na tomada de decisão para escolha do esquema antimicrobiano – Do tratamento empírico ao direcionado por antibiograma. Dra. Gabriela Zambrano (Equador).

  • Palestra: Como analisar a epidemiologia local e os fatores de risco para transformá-los em recomendações de esquemas antimicrobianos. Dr. Ricard Ferrer (Espanha).

  • Palestra: Otimização de Pk/Pd dos antibióticos na era da multirresistência – O que sabemos hoje? Dr. Juan Pablo Horcajada (Espanha).

  • Simulações clínicas virtuais.

  • Resolução de conceitos críticos: conferência “solving case” da atividade prática.

  • Bibliografia complementar.

  • Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas.

Módulo 5. Tratamento direcionado por microrganismos multirresistentes I

  • Palestra: Staphylococcus aureus resistente à meticilina – Papel da vancomicina e dos novos antimicrobianos. Dr. Claudio Querido Fortes (Brasil).

  • Palestra: Enterococos resistentes à vancomicina – Para além do linezolida. Dra. Lorena Díaz Ortiz (Chile).

  • Palestra: Candida spp – As equinocandinas ainda são a melhor opção? Dr. Arnaldo Colombo (Brasil).

  • Simulações clínicas virtuais.

  • Resolução de conceitos críticos: conferência “solving case” da atividade prática.

  • Bibliografia complementar.

  • Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas.

Módulo 6. Tratamento direcionado por microrganismos multirresistentes II

  • Palestra: Enterobactérias – Enfrentando KPC, MBL e OXA. Dr. Rafael Cantón (Espanha).

  • Palestra: Bacilos Gram-negativos não fermentadores – As novas opções são realmente eficazes? Dra. Patricia Rodríguez Zulueta (México).

  • Palestra: Clostridioides difficile – Nem sempre o antibiótico é a solução. Dr. Adrian Camacho (México).

  • Simulações clínicas virtuais.

  • Resolução de conceitos críticos: conferência “solving case” da atividade prática.

  • Bibliografia complementar.

  • Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas.

Módulo 7. PROA (Programa de Otimização do Uso de Antimicrobianos) e PRODIM (Programa de Otimização do Diagnóstico Microbiológico)

  • Palestra: Mitos e verdades sobre o tratamento antibiótico 1 – Bactericida é melhor que bacteriostático? Endovenoso é melhor que via oral?  Dra. Nancy Sandoval (Guatemala).

  • Palestra: Mitos e verdades sobre o tratamento antibiótico 2 – Qual o timing ideal para iniciar antibióticos na sepse? O que diz a evidência sobre a duração dos esquemas? Dr. Javier Farina (Argentina).

  • Palestra: Recomendações para implementar um PROA + PRODIM na instituição. Dra. Silvia Gómez-Zorrilla (Espanha).

  • Simulações clínicas virtuais.

  • Resolução de conceitos críticos: conferência “solving case” da atividade prática.

  • Bibliografia complementar.

  • Fórum de intercâmbio entre docentes e colegas.

Módulo 8. Atividades finais

  • Webinar de encerramento ao vivo.

  • Compromisso de mudança.

  • Pós-teste de autoavaliação.

  • Pesquisa de satisfação.

  • Fórum de despedida.

  • Emissão de certificados.

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